18 de nov. de 2009

Preconceito/Preconception/Préjugé /Vorgefaßte Meinung /Preconcetto /Переосмысливание /Preconcepción

O homem não pode continuar a ser tão preconceituoso como era no século passado, nos Estados Unido da América, ainda há o preconceito racial, no Brasil também, disfarçado, mas existe,  o preconceito contra prostitutas, homossexuais,doentes de aids e outros.
Qualquer um que não se enquadre no que a sociedade considera normal será uma provável vitima de preconceito,
e todos nós sabemos que a normalidade não quer dizer necessariamente uma coisa boa para o indivíduo, a sociedade e seus descendentes.
Quando se quer ser preconceituoso, tudo para alimentar a este preconceito é manipulável, como por exemplo, na época da escravidão os senhores diziam:
  -Os negros são diferente, não tem alma.
 No incio do século vinte mulheres não podiam votar, tocar instrumentos e outras coisas hoje os homossexuais: não podem demonstrar carinho em publico pelo seu parceiro.

A principal característica do preconceituoso é tentar manipular as palavras de forma que o preconceito contra minorias seja mantido,  baseadas em ideias hipócritas.

A tempos atras um rapaz homossexual foi morto brutalmente, por dois indivíduos que provável mente se dizem seres humanos, homo sapiens, o que se passou na mente destes indivíduos naquele momento? será que eles são de nossa espécie?


Eu pergunto o que diferencia o ser humano, o homo sapiens dos outros animais?

Segundo a Enciclopédia Delta Larousse: "Homo sapiens, exp. lat. masc. sign. homem inteligente ou razoavél, nome científico de cada indivíduo da espécie humana, que alcançou, graças à inteligência um estado de adptação ao meio, que lhe permite refletir e pensar"

Bem para compararmos vejamos o que a mesma enciclopédia fala sobre preconceito:
"Preconceito, s. m. Opinião adotada sem exame, somente imposta pelo meio, pela educação"

Ou ainda o que diz o Aurélio:
"Preconceito [Do lat. praeconceptu.]S. m. Conceito ou opinião formados antecipadamente, sem maior ponderação ou conhecimento dos fatos; ideia preconcebida. - Julgamento ou opinião formada sem se levar em conta o fato que os conteste; prejuízo. P. ext. Superstição, crendice; prejuízo.
P. ext. Suspeita, intolerância, ódio irracional ou aversão a outras raças, credos, religiões, etc.: O preconceito racial é indigno do ser humano." 


Eu pergunto, estes indivíduos tem capacidade de se adaptar, e viver com pessoas que pensam ou são diferente deles?

Se eles PRÉ-CONCEITUAM as pessoas porque elas são negras, homossexuais, prostitutas, brancas ou apenas pensam diferente, eles tem capacidade de refletir?

Estes indivíduos que nutrem o preconceito se encaixam na definição "Homo Sapiens"?

Então que conclusão chegamos?
Creio que estamos em constante evolução mas ainda existem pessoas numa fase bem anterior de evolução.

Nenhum comentário:


Indique este Site para seus amigo, clicando aqui, obrigado :-).